quarta-feira, 8 de junho de 2011

Inclusão Social: inserção dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho.



Muito se fala a respeito dos direitos e necessidades das pessoas com necessidades educacionais especiais. Porém, percebe-se que a pessoa portadora de deficiência tem encontrado grandes obstáculos para a sua aceitação e participação na sociedade. As barreiras arquitetônicas, falta de formação e informação de professores e, acima de tudo, o preconceito, ainda tem delegado a estes seres humanos papéis e posições muito aquém de suas potencialidades.
 
É necessário refletir no que se refere a real inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais, como um todo, o que ainda esteja impedindo ou dificultando, a presença ou permanência destes sujeitos no meio social.

É imprescindível lembrar os profissionais da educação e os pais, para que percebam que as pessoas com necessidades educacionais especiais possuem os mesmos direitos constitucionais como qualquer outro cidadão, inclusive lhe é assegurado um ambiente sadio e adaptado às suas necessidades inclusivas.

O presente artigo tem como objetivo, mostrar que existem estudos e teorias disponíveis que demonstram a possibilidade de tornar a inclusão da pessoa com necessidades educacionais especiais, cada vez mais efetiva.

Após a Constituição Federal de 1988, os portadores de necessidades especiais são visto de forma participativa no mercado de trabalho. Mesmo assim, não se pode afirmar que essa contratação é por entender o deficiente físico faz parte da sociedade como um individuo ou por força de lei.


Referencia: Patrícia Barthel Bechtold
Silvio Luiz Indrusiak Weiss
Associação Educacional Leonardo da Vinci
Curso de Especialização em Psicopedagogia

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