As causas encontram-se nos três períodos da gestação (Antes, durante ou após).
Pré-natais
Infecções Rubéola,Sifilis,listeriose,citomegaloviruss,toxoplasmose e AIDS;Uso de Drogas,Tabagismo,Álcool;Desnutrição materna;Alterações cardiocirculatórias maternas.
- Peri-natais
Anóxia;Hemorragias intracranianas;(trauma obstétrico);
- Pós-natais
Traumas cerebrais;Meningites; Convulsões; Desnutrição; Falta de estímulo;Hidrocefalia.
O cérebro é o órgão que controla todas as funções do organismo e para isso necessita do oxigênio. A falta deste nutriente é uma das maiores causas de lesão cerebral, trazendo prejuízo para o desenvolvimento.
O Sistema Nervoso Central (SNC) é formado pelo cérebro e medula espinhal, seu desenvolvimento inicia dentro do útero e continua até os 18 anos de idade. Conforme as etapas de desenvolvimento do cérebro, as suas áreas vão criando novas conexões, desta forma as lesões cerebrais tem efeitos diferentes. Após ser lesado, o sistema nervoso passa a contar com as áreas não afetadas para continuar exercer suas funções porém é possível que ele consiga estabelecer algumas novas redes nervosas. Esta capacidade é conhecida como neuro-plasticidade.
Entretanto, como a ECNPI é raramente diagnosticada até pelo menos vários meses após o nascimento, a causa precisa da lesão cerebral numa criança é frequentemente especulativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário